segunda-feira, 29 de março de 2010

Cuidado com o plágio.

O plágio é caracterizado no ato de copiar apresentando como seu um trabalho de outra pessoa.
Reproduzir, mesmo em pequenas partes um texto, sem citar a sua fonte, é considerado plágio.
Havendo citação, mesmo sendo esta incompleta, ocorre a irregularidade de descumprimento das normas pertinentes à citação e às referências bibliográficas.
A Lei de direitos autorais (Lei n. 9.610) estabelece que reproduzir um texto, mesmo que indicando sua fonte, sem autorização do autor, pode constituir crime de violação de direitos autorais.
Sendo assim, deve-se na elaboração de todo e qualquer trabalho acadêmico, a existência de uma redação própria, autônoma, livre de reprodução indiscriminada do potencial alheio, podendo porém, buscar o aluno, inspiração conceitual, doutrinária e ideológica em diferentes fontes. Entretanto, na confecção de um PIM (TCC) é essencial um estudo profundo que possa embasar conclusões próprias, diretrizes que de alguma forma, possam contribuir no engrandecimento do trabalho.
É bom saber, que a caracterização de plágio em trabalhos acadêmicos pode acionar o rigor da Lei n. 9.610, sujeitando o infrator à punição, e no mínimo sua expulsão da Instituição de Ensino Superior à qual encontra-se vinculado.
Em suma, originalidade é de suma importância em todo e qualquer trabalho acadêmico, mas em caso do aproveitamento de citações alheias, estas devem estar corretamente sinalizadas e identificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário